5 ERROS QUE “ATRAPALHAM” O PROCESSO DE EMAGRECIMENTO

Já experimentou reduzir os hidratos de carbono, fazer jejum intermitente e por mais que esteja focada ainda assim não consegue emagrecer? Não desanime! Existem alguns erros que podem estar a condicionar o seu processo de emagrecimento.

Falta de sono

O sono faz parte de uma rotina saudável, permitindo ao corpo recompor energia. Existe uma relação direta entre a diminuição do número de horas de sono e aumento de peso. Esta diminuição está associada a uma redução da leptina (hormona responsável pelo controlo do apetite) e a um aumento dos níveis de grelina (hormona responsável pelo aumento do apetite). Esta alteração é considerada um importante mecanismo capaz de alterar o padrão da ingestão alimentar e levar a desajustes nutricionais.

É aconselhável evitar alimentos que dificultem o sono como, o café, bebidas energéticas (coca-cola, guaraná), chá verde, gengibre, pimenta, chocolate e privilegiar alimentos como os laticínios, espinafres, banana, frutos secos e peixe, como o salmão.

Pouca hidratação

Beba cerca de 1,5 a 2L de água por dia.

Para calcular o valor mais indicado por dia, no caso de um adulto saudável, deve fazer a seguinte conta: 35 ml de água multiplicado pelo seu peso corporal. Ou seja, uma pessoa que pese 50 kg necessita de beber 1,7 litros de água.  

No entanto, existem muitos fatores que podem influenciar a quantidade de água a ingerir diariamente, devendo sempre ser adaptada consoante as necessidades de cada um.

Dicas para não se esquecer beber água durante o dia: Comece o dia hidratando-se com 1 copo de água; Leve uma garrafa de 1,5L de água para o seu local de trabalho e coloque em cima da secretaria; Opte por águas aromatizadas por exemplo com gengibre, canela e limão ou com casca de laranja e pau de canela.

Baixa ingestão de hortofrutícolas

A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária de pelo menos 400g de hortofrutícolas. Estes são ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes, água e ainda fibra, que ajudam no controlo da saciedade ao longo do dia.
Dicas para incluir mais hortofrutícolas no seu dia: Comece o seu dia com 1 peça de fruta; Inicie as refeições almoço e jantar sempre com sopa ou salada e garanta que metade do prato seja constituído por hortícolas crus, cozidos ou salteados. Inclua nos lanches, vegetais crus como palitos de cenoura, pepino ou tomate cherry.

Falta de atividade física

A atividade física vai ajudar a eliminar algumas calorias provenientes da dieta. No emagrecimento, devemos “eliminar” mais calorias do que aquelas que consumimos, de forma a termos um balanço energético negativo, ou seja perda de peso.

Para além de otimizar o emagrecimento, a atividade física ajuda ainda a melhorar a saúde mental, reduzindo sintomas de ansiedade e stresse.

Fome ou vontade de comer?

A vontade de comer é um grande desafio para quem quer emagrecer, isto porque está associada a características emocionais e psicológicas, sendo manifestada por um desejo de consumir um alimento especifico, como chocolate, doces ou batatas fritas.

Já a fome, encontra-se relacionada com as necessidades biológicas do organismo e após o consumo de um determinado alimento, a saciedade é promovida.

Como pode controlar este desejo por determinados alimentos? Fazer várias refeições ao longo do dia, evitando estar muitas horas sem comer; Ter opções de snacks saudáveis, de preferência preparados em casa, como: gelatina, bavaroise (iogurte, gelatina e fruta), fruta (experimente aquecer no micro-ondas maçã ou pera polvilhada com canela), frutos secos, chocolate com teor de cacau >70%, panquecas ou bolachas.

Gostaste deste artigo? Partilha!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Outros artigos recentes

Subscreve a newsletter!

E recebe o ebook Sugestões saudáveis e deliciosas – 7 receitas pequeno-almoço grátis.